notícias

Segunda, 10 de outubro de 2022 • Upload das fotos das Missões de Santo Antônio e de São João Batista. Isso de visitar as Missões é coisa mais da Lê, mas que depois eu acabo sempre gostando de ter ido. Já tínhamos ido em duas Missões no Paraguai, então tudo indica que, com o tempo, iremos em todas (ou ao menos quase todas). O aspecto religioso não me interessa muito, talvez para problematizar a questão jesuítica com os índios, mas sempre tem a questão histórica e arquitetônica para chamar a artenção. Esss duas que visitamos são muito bem cuidadas e organizadas, especialmente a menor, de São Joao Batista (onde éramos os únicos visitantes no tempo em que etivemos lá). A de Santo Antônio é aquela famosa onde tem o show noturno com as vozes de globais, gravada lá pelos anos 80 ou 90. Apesar de ser antigo, é bem legal de ver, nunca imaginei que iria gostar de asssitir, mas valeu. E ali pertinho, entre o tempo da visita pela tarde e show à noite, dá para aproveitar num bar que serve um suco de laranja gigante nem barato, a gente achou até que tava errado o valor. Tudo ao ar livre, como mandava o figurino do quase pós-pandemia do final de 2021.

Domingo, 9 de outubro de 2022 • Upload das fotos da Cascata da Pedra Grande, em Marau/RS, em 27 de dezembro do ano passado. Essa cascata foi uma das paradas que fizemos entre Porto Alegre e o Salto do Yucumã. É tudo bastante pequeno e aparentemente bem organizado (um detalhe importante: sem carros com som alto). Tem uma trilha pequena (daquelas trilhas que são mais caminhos do que trilhas, mas que chamam de trilha) que leva até a parte superior da cascata, mas nada demais também. Ficamos lá apenas algumas horas, não dá pra dizer que é um local imperdível, mas estava no caminho e não fez mal algum pararmos ali. Exceto, talvez, o fato de que a água possa ser um tanto contaminada pelas fábricas ao redor, o que só fomos nos dar conta muito tempo depois de termos entrado nela. Mas de qualquer forma não ficamos muito tempo ali. Menos mal.

Domingo, 25 de setembro de 2022 • Fiz o upload das fotos do Cânion Boa Vista, na Fazenda do Pontão. Foi uma pequena viagem de 3 dias que fizemos em novembro do ano passado, sendo a primeira vez que saímos de casa depois do início da pandemia (para algo que não fosse trabalho/supermercado/farmácia/etc). Talvez por isso que tenha sido uma viagem tão boa (detalhe: no 1º dia nem conseguimos chegar à Fazenda, nos perdemos no meio da noite pelo caminho e preferimos ficar num hotel no centro de São José dos Ausentes – e até isso foi muito legal). São dois eventos: Cânion Boa Vista a pé e Cânion Boa Vista a cavalo. Foram experiências tão diferentes, que renderam fotos tão diferentes, que eu não consegui colocar tudo num mesmo local (até a forma como eu tratei as cores das fotos nos dois eventos foi diferente). A parte a cavalo tá completa: fotos selecionadastodas as fotos e extras. Da parte a pé só coloquei as selecionadas, o resto coloco em outro momento.

Sábado, 24 de setembro de 2022 • Coloquei as fotos de Salto do Yucumã, parte da Road Trip Yucumã, que fizemos em dezembro do ano passado. Dessa viagem ainda faltam 3 eventos: Cascata da Pedra Grande, Santo Antônio das Missões e Missão de São João Batista, que foram pontos em que paramos no caminho entre Porto Alegre e a cidade de Derrubadas, aqui no RS, já na fronteira com a Argentina. Para variar, não tô fazendo o upload completo, mas ao menos essas fotos de Yucumã estão completas (tem também as fotos de uma pequena trilha que tem por lá).

Sexta, 23 de setembro de 2022 • Domingo retrasado fizemos uma caminhada/trilha em São José do Hortêncio, a Caminhada da Cerveja, organizado por uma cervejaria local. Coloquei "/trilha" porque, em alguns poucos trechos, foi de trilha, ainda que de nível fácil. Levei a 5Dmk2 com as lentes 28mm e 70-300mm e acabei fazendo muitas, muitas fotos mesmo, chegando ao total de 218 fotos finais. Mas hoje só coloquei as 13 fotos selecionadas. Mais pra frente coloco as outras 205.

Sábado, 3 de setembro de 2022 • Voltando hoje a fazer upload de fotos, mais de 2 anos depois da última postagem. Desde que começou a pandemia, lá em março de 2020, permaneci o máximo possível em casa, saindo (para fazer algo diferente de trabalhar, de ir ao supermercado ou farmácia) apenas em novembro de 2021, já com a vacina devidamente tomada. Mas não é dessa viagem que fiz o upload de fotos hoje, e sim das fotos de um final de semana que passamos em Bento Gonçalves/RS, no Caminhos de Pedra, em janeiro de 2020, antes da pandemia.